Inovação 15 jun, 2023
Santiago Uribe traz reflexões sobre a transformação de Medelín
De cidade mais violenta a metrópole mais inovadora, Medelín é um exemplo e referência em inovação.
O antropólogo colombiano Santiago Uribe, que participou da coordenação do projeto Cidades Resilientes, esteve em Porto Alegre visitando algumas comunidades, conversando com gestores municipais e ministrando palestras em universidades. Ainda dentro desta agenda, Uribe visitou o Tecnopuc para contar como o projeto transformou Medelín, considerada a capital mais violenta, em uma metrópole referência em desenvolvimento e inovação social.
A sua visita contou com dois momentos. O primeiro foi na participação da reunião do Pacto Alegre, onde pode conhecer o projeto Território Inovadores, o qual está em andamento e que acontece, nesta primeira fase, em Porto Alegre e Caxias do Sul. Além dele, projetos que envolvem a prefeitura, governo do estado e empresas parcerias para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Após ouvir os presentes na reunião, Uribe ressaltou a importância de cuidar das pessoas da cidade. “Não adianta termos projetos se não temos pessoas, elas são o principal agente da transformação.” explica.
O segundo momento aconteceu no auditório Global do Parque. Uribe contou com detalhes como foi desenvolvido o projeto Cidades Resilientes. Ele começou mostrando dados sobre homicídios, na metrópole colombiana, em 1981 . Os números foram o que o fizeram se perguntar por que Medelín era uma metrópole tão perigosa. Para responder esta pergunta, Uribe e equipe começaram a investigar algumas taxas, como empregabilidade, renda per capita, taxa de educação, média de renda das famílias, entre outras. Ao final, perceberam que as pessoas mais atingidas eram mulheres, jovens e empresários. Com as informações em mãos, a equipe concluiu que o problema não estava na violência, mas sim no desenvolvimento das pessoas que ali moravam. Elas precisavam ter acesso à educação para conseguir bons empregos, quem tinha comércio na região precisava de um lugar pacífico para receber clientes e turistas. Ele ressalta que a maior riqueza de Medelín, e do mundo todo, são as pessoas e elas estavam morrendo devido ao alto índice de violência. Para mudar este cenário, foi necessária uma união entre as lideranças locais, governo e empresários da região. Este acordo foi orquestrado em reuniões secretas com integrantes do projeto. Quase 20 anos depois a cidade é conhecida como polo de criatividade, desenvolvimento e inovação social.